O projeto dá continuidade ao processo de reavaliação crítica do acervo modernista do MAC USP, focando as coleções Matarazzo e as obras provenientes do ambiente da Bienal de São Paulo, nos anos 1950. A escolha desses dois conjuntos se justifica por serem determinantes do perfil do acervo modernista do Museu, e para a investigação e reinterpretação da narrativa de arte moderna que ele constrói.
O projeto está sediado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Pesquisador(a) responsável
Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães
Pesquisadora Associada
Profa. Dra. Marta Vieira Bogéa (2021-2023)
Pós-doutorandos
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco (2021-2023)
Felipe Sevilhano Martinez (2021-2022)
Marina Mazze Cerchiaro (2021-2023)
Patrícia Martins Santos Freitas (2018-2020)
Doutorandos
Andrea Augusto Ronqui (2021 - )
Marina Barzon Silva (2020 - )
Victor Tuon Murari (2019-2023)
Bolsistas
Marina Zeni Rizzi (IC 2021-2022)
Fernanda Mon tin Kochi Tang (IC 2018-2019)
Celine Miyuki Hirose (IC 2019-2020 - PIBIC-CNPQ)
Frederico Antônio Camillo Camargo (TT4 2019-2021)
Mariana Luis de Mello (TT2 2021-2023)
Victoria Wendling Costa Andrade (TT2 2020)
Equipe Técnica
Enza Enrica Matteis
Marilda Ferrari Mendes Giafarov
Marta Cristina Bazzo Cilento
Paulo Roberto do Amaral Barbosa
Michelle Alencar
Fernando Piolo
Marília Lopes
Márcia Barbosa
Ariane Lavezzo
Sara Vieira Valbon
MAGALHÃES, A. G.. Verbetes sobre Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Francisco Matarazzo Sobrinho, Hélio Oiticica e a Revista Klaxon. In: Arte contemporanea, 4 vols. Roma: Istituto dell’Enciclopedia Treccani, 2021.
MAGALHÃES, A.G., The Italian Artistic Milieu and São Paulo Museum Collections in the Aftermath of World War II, RIHA - Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art (https://www.riha-journal.org/).
MAGALHÃES, A.G.; ROCCO, R.D.F.M. “Parigi, New York, Venezia, Amsterdam e San Paolo: note sul percorso del dipinto Donne a Passeggio di Massimo Campigli dalla collezione del Museo d’Arte Contemporanea dell’Università di San Paolo, Brasile”, La Diana, Rivista On-Line Della Scuola Di Specializzazione In Beni Storico Artistici Dell’università Degli Studi Di Siena – em 25 de ago. 2020.
MAGALHÃES, A.; FELDMAN, J.; GRAW, I.; KÖLBL, A.; LICLAIR, C.; SINOFZIK, A.; SÖNTGEN, B. Preface. Texte Zur Kunst. Berlin: Texte Zur Kunst, nº 128, p. 4-5, 2022. (bilíngue: inglês/alemão).
ROCCO, R.D.F.M. “Pinturas de Massimo Campigli no MAC USP: Entre Arqueologia, Memória e Modernidade”, Ars, ano 19, n. 41, 2021, pp. 337-398.
ROCCO, R.D.F.M. “Disputes At the 1st São Paulo Biennial: Lemons by Danilo Di Prete and Its Award”, submetido para OBOE Journal On Biennials and Other Exhibitions.
ROCCO, R.D.F.M. “Emiliano Di Cavalcanti e Massimo Campigli e a vertigem das figuras femininas”, submetido para a revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.
MAGALHÃES, A. Expor para colecionar: a Bienal e o acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Revista OBOE – Dossier sobre a Bienal de São Paulo, 2023 (artigo aceito para publicação).
MAGALHÃES, A. Novecento Brasiliano: Margherita Sarfatti, Ciccillo Matarazzo and the Italian Collection of MAC USP. In BEDARIDA, R.; HECKER, S. (orgs.). Curating Facism - exhibitions and memory from the fall of Mussolini to today. London: Bloomsbury Visual Arts, 2022, p. 102-115.
Rizzutto, M. de A; Rocco, R.D.F.M.; Schenatto, J.; Bovolenta, J. B; Engel, W.G.P; BARBOSA, M.S; MAGALHÃES, A. G. Massimo Campigli, an Italian painter, studied with non-invasive and portable analytical techniques. In Manso, M.; Antunes, V.; Carvalho, M. L (org.). TECHNART2023 Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage. Book of Abstracts. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 7th › 12th May 2023.
MAGALHÃES, A. Arte Moderno entre Brasil e Italia: la formación de la colección del Museo de Arte Contemporáneo de la Universidad de São Paulo. In Anais XLVI Coloquio Internacional de Historia del Arte. México: El Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional Autónoma de México (no prelo).
MAGALHÃES, A. O século XX brasileiro e a escola romana de pintura: uma coleção italiana em São Paulo. In Summer School AISPEB (Associazione Italiana di Studi Portoghesi e Brasiliani) “Roma nas culturas de língua portuguesa” (no prelo)
MAGALHÃES, A.; MCKEVER, R. (orgs.). Boccioni no Brasil: reavaliando Formas únicas da continuidade no espaço e sua história material. São Paulo: MAC USP/Edusp, 2022.
ARANTES, Priscila; BOGÉA, Marta; CHAIMOVICH, Felipe; COSTA, Helouise; MAGALHÃES, Ana (curadoria conjunta). Tempos Fraturados. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2023.