A formação do acervo de arte moderna do MAC USP e o antigo MAM

 

O projeto dá continuidade ao processo de reavaliação crítica do acervo modernista do MAC USP, focando as coleções Matarazzo e as obras provenientes do ambiente da Bienal de São Paulo, nos anos 1950. A escolha desses dois conjuntos se justifica por serem determinantes do perfil do acervo modernista do Museu, e para a investigação e reinterpretação da narrativa de arte moderna que ele constrói.


O projeto está sediado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

 

Equipe


Pesquisador(a) responsável

Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães


Pesquisadora Associada

Profa. Dra. Marta Vieira Bogéa (2021-2023)


Pós-doutorandos

Renata Dias Ferraretto Moura Rocco (2021-2023)

Felipe Sevilhano Martinez (2021-2022)

Marina Mazze Cerchiaro (2021-2023)

Patrícia Martins Santos Freitas (2018-2020)


Doutorandos

Andrea Augusto Ronqui (2021 - )

Marina Barzon Silva (2020 - )

Victor Tuon Murari (2019-2023)


Bolsistas

Marina Zeni Rizzi (IC 2021-2022)

Fernanda Mon tin Kochi Tang (IC 2018-2019)

Celine Miyuki Hirose (IC 2019-2020 - PIBIC-CNPQ)

Frederico Antônio Camillo Camargo (TT4 2019-2021)

Mariana Luis de Mello (TT2 2021-2023)

Victoria Wendling Costa Andrade (TT2 2020)


Equipe Técnica

Enza Enrica Matteis

Marilda Ferrari Mendes Giafarov

Marta Cristina Bazzo Cilento

Paulo Roberto do Amaral Barbosa

Michelle Alencar

Fernando Piolo

Marília Lopes

Márcia Barbosa

Ariane Lavezzo

Sara Vieira Valbon

Publicações


 
Lista de Publicações

MAGALHÃES, A. G.. Expor e colecionar: a formação de acervos de arte moderna e contemporânea entre o MAM e o MAC USP. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. MAM 70: 1948-2018: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. p. 25-40.

MAGALHÃES, A. G.. Modigliani “degenerado e sua recepção entre a Itália e o Brasil”. In: COSTA, Helouise; RINCON, Daniel (Orgs.). Anais do Seminário Internacional Arte Degenerada, 80 Anos: Repercussões no Brasil. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018. p. 148-163.

MAGALHÃES, A. G.. Verbetes sobre Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Francisco Matarazzo Sobrinho, Hélio Oiticica e a Revista Klaxon. In: Arte contemporanea, 4 vols. Roma: Istituto dell’Enciclopedia Treccani, 2021.

MAGALHÃES, A. G.. Cesar Baldaccini. In: CHIARELLI, T. (Org.) Acervo: outras abordagens. 2. ed. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. v. 2. p.18-20. (MAC Essencial, v. 2).

MAGALHÃES, A. G.. Fritz Winter. In: CHIARELLI, T. (Org.) Acervo: outras abordagens. 2. ed. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. v. 2. p.118-120. (MAC Essencial, v. 2).

MAGALHÃES, A. G.. Kurt Schwitters. In: CHIARELLI, T. (Org.) Acervo: outras abordagens. 2. ed. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. v. 2. p.108-109. (MAC Essencial, v. 2).

MAGALHÃES, A. G.. Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana no entreguerras. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. (MAC Essencial, v. 13).

MAGALHÃES, A. G.. Um outro acervo do MAC USP. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. (MAC Essencial, v. 7).

MAGALHÃES, A. G.; TOLEDO, C. R.; BROWNLEE, P. J.. Atelier 17 and Modern Printmaking in the Americas. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. (MAC Essencial, v. 16).

MAGALHÃES, A. G.; TOLEDO, C. R.; BROWNLEE, P. J.. Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. (MAC Essencial, v. 15).

MAGALHÃES, A. G. (Org.). Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa, 5.: políticas de acervo: coleta, preservação, descarte. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018.

MAGALHÃES, A. G.; COSTA, H.. Novas aquisições do Acervo MAC USP. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. (MAC Essencial, v. 12).

MAGALHÃES, A. G.; COSTA, H.; LEITE, E. (Orgs.). Guia do Acervo MAC USP. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019. (MAC Essencial, v. 11).

MAGALHÃES, Ana G.. Classicismo Moderno. Margherita Sarfatti e o Novecento Italiano, Entre Brasil e Estados Unidos. Revista de Italianística, São Paulo, v. 37, p. 37-57, 2019.

MAGALHÃES, Ana G.. Margherita Sarfatti e o ambiente artístico portenho do segundo pós-guerra. Modos: Revista de História da Arte, Campinas, v. 4, p. 225-239, 2020.

MAGALHÃES, Ana G.; RIZZUTTO, Márcia; CAMPOS, Pedro H. O. V. et al. Modigliani’s late portraits. The Burlington Magazine, London, v. 160, p. 400-407, mar./maio 2018. The Modigliani Technical Research Study.

MAGALHÃES, Ana G.; RIZZUTTO, Márcia; CAMPOS, Pedro H. O. V.; FARIA, Dalva de. Autorretrato de Amedeo Modigliani do Acervo do MAC USP à luz de sua história material Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-37, 2019.

MAGALHÃES, A.G. 2020. “Modern Classicism. Margherita Sarfatti and the Novecento Italiano, between Brazil and the United States”. Selva Journal (https://selvajournal.org/about/), nº 2, pp. 214-241. ISSN 2770-4831 [LINK DA PUBLICAÇÃO: https://selvajournal.org/article/modern-classicism-margherita-sarfatti/]

MAGALHÃES, A.G. Bernard Berenson, Margherita Sarfatti e o ambiente artístico portenho do segundo pós-guerra. Campinas: Modos – Revista de História da Arte, v. 4, p. 225-239, 2020.

MAGALHÃES, A.G., The Italian Artistic Milieu and São Paulo Museum Collections in the Aftermath of World War II, RIHA - Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art (https://www.riha-journal.org/).

MAGALHÃES, A.G.; BROGNARA, G. 2020. “Arte moderna no campus da USP: o projeto de recepção do antigo MAM-SP na Universidade”. Dossier Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões – parte 1). São Paulo: Revista CPC. v. 15, nº30 especial –21/12/20, pp. 91-113.

MAGALHÃES, A.; COSTA, H. 2021. Breve História da Curadoria de Arte em Museus. Anais do Museu Paulista, Sessão Deb. São Paulo: Nova Série, vol. 29, 2021. p. 1-34. LINK DA PUBLICAÇÃO: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/185354

MAGALHÃES, A.G.; NELSON, A. 2021. Apresentação “Arte Abstrata no Brasil: novas perspectivas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, nº 1, pp. 94-103.

MAGALHÃES, A. 2021. “Otherness and Resilience – Ana Magalhães on the Brazilian Art Scene During the Covid-19 Pandemic. Texte Zur Kunst.

MAGALHÃES, A. 2021. “Modernismo e barbárie no Brasil”. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas – SP, v.9, nº 1, pp.181-186.

MAGALHÃES, A; BOGÉA, M.; ALVES, C. “Zona da Mata”. Révue Marges, nº 35: L’art face aux urgences écologiques, 2021 p. 123-143.

MAGALHÃES, A.; DARDASHTI, Abigail Lapin.2021. “Culture matérielle et art moderne au Brésil (1950-1980)”. BRÉSIL(S) – Sciences Humaines et Sociales.

MAGALHÃES, A.G.; ROCCO, R.D.F.M. “Parigi, New York, Venezia, Amsterdam e San Paolo: note sul percorso del dipinto Donne a Passeggio di Massimo Campigli dalla collezione del Museo d’Arte Contemporanea dell’Università di San Paolo, Brasile”, La Diana, Rivista On-Line Della Scuola Di Specializzazione In Beni Storico Artistici Dell’università Degli Studi Di Siena – em 25 de ago. 2020.

MAGALHÃES, A.; FELDMAN, J.; GRAW, I.; KÖLBL, A.; LICLAIR, C.; SINOFZIK, A.; SÖNTGEN, B. Preface. Texte Zur Kunst. Berlin: Texte Zur Kunst, nº 128, p. 4-5, 2022. (bilíngue: inglês/alemão).

MAGALHÃES, A. The Performative Nature of the Narrative (a conversation between Manuel Borja-Villel and Ana Magalhães on Art Museum Collections and Art History). Berlin: Texte Zur Kunst, nº 128, p.40-55, 2022. (bilíngue: inglês/alemão).

MAGALHÃES, A.; FREITAS, P.M.S et al. Reavaliando o acervo de artes aplicadas no MAC USP: a experiência do Grupo de Pesquisa Narrativas da Arte do Século XX – com a mostra Projetos para m Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960. São Paulo: Revista CPC (USP). V.17, p. 167-195, 2022.

ROCCO, R.D.F.M. “Pinturas de Massimo Campigli no MAC USP: Entre Arqueologia, Memória e Modernidade”, Ars, ano 19, n. 41, 2021, pp. 337-398.

ROCCO, R.D.F.M. “Massimo Campigli: entre a pulsão pelo antigo e a crônica de seu tempo”, Figura: Studies on the Classical Tradition, 9 (1), 149–180.

ROCCO, R.D.F.M. “Disputes At the 1st São Paulo Biennial: Lemons by Danilo Di Prete and Its Award”, submetido para OBOE Journal On Biennials and Other Exhibitions.

ROCCO, R.D.F.M. “Emiliano Di Cavalcanti e Massimo Campigli e a vertigem das figuras femininas”, submetido para a revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.

MAGALHÃES, A. Expor para colecionar: a Bienal e o acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Revista OBOE – Dossier sobre a Bienal de São Paulo, 2023 (artigo aceito para publicação).

MAGALHÃES, A. G. (2022). Achille Funi nella collezione del MAC-USP. L’uomo Nero. Materiali Per Una Storia Delle Arti Della Modernità, 19(19-20), 141–150.

MAGALHÃES, A. Novecento Brasiliano: Margherita Sarfatti, Ciccillo Matarazzo and the Italian Collection of MAC USP. In BEDARIDA, R.; HECKER, S. (orgs.). Curating Facism - exhibitions and memory from the fall of Mussolini to today. London: Bloomsbury Visual Arts, 2022, p. 102-115.

Rizzutto, M. de A; Rocco, R.D.F.M.; Schenatto, J.; Bovolenta, J. B; Engel, W.G.P; BARBOSA, M.S; MAGALHÃES, A. G. Massimo Campigli, an Italian painter, studied with non-invasive and portable analytical techniques. In Manso, M.; Antunes, V.; Carvalho, M. L (org.). TECHNART2023 Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage. Book of Abstracts. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 7th › 12th May 2023.

MAGALHÃES, A. Arte Moderno entre Brasil e Italia: la formación de la colección del Museo de Arte Contemporáneo de la Universidad de São Paulo. In Anais XLVI Coloquio Internacional de Historia del Arte. México: El Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional Autónoma de México (no prelo).

MAGALHÃES, A. O século XX brasileiro e a escola romana de pintura: uma coleção italiana em São Paulo. In Summer School AISPEB (Associazione Italiana di Studi Portoghesi e Brasiliani) “Roma nas culturas de língua portuguesa” (no prelo)

MAGALHÃES, A.; MCKEVER, R. (orgs.). Boccioni no Brasil: reavaliando Formas únicas da continuidade no espaço e sua história material. São Paulo: MAC USP/Edusp, 2022.