Legenda aqui

Plataforma #MemóriasCovid19

O projeto #MemóriasCovid19 foi concebido como um crowdsourcing, isto é, um “arquivo criado a partir de colaborações voluntárias digitais”. Através de um formulário digital os/as proponentes submetiam arquivos em diversos suportes, tais como fotografias, vídeos, áudios, gravuras e/ou arquivos de texto, que seriam posteriormente analisados por uma comissão curatorial interinstitucional, interdisciplinar e internacional. Os proponentes poderiam, também, fazer sua submissão de maneira anônima, preservando sua identidade se assim desejassem. Finalmente, as memórias aprovadas pelos curadores/as seriam disponibilizadas na plataforma web do projeto.

Assim, a Plataforma #MemóriasCovid19 possibilita o cruzamento de itinerários significativos sob o ponto de vista da identidade, transmitindo suas narrativas por meio de traços e imagens, unindo elementos vivenciados por grupos humanos de diversos espectros sociais. Além disso, o projeto propõe a aproximação e incentiva a participação da sociedade nas atividades desenvolvidas pela universidade, uma vez que não há exigência de nível de escolaridade, tampouco ocupação profissional, para submeter os relatos.

O projeto #MemóriasCovid19 está sediado no Instituto de Artes da UNICAMP

A plataforma está disponível em memoriascovid19.unicamp.br

Pesquisador(a) responsável

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (IA/UNICAMP)

Doutorandos

Roberta Gregoli (2020-2021)

Bolsistas

João Felipe Rufatto Ferreira (IC FAPESP/2020-2022)

Leonardo Janeis de Melo (TT-IV FAPESP/2020-2023)

Comitê Curatorial

Ana Magalhães (MAC/USP)

Andrea Casa Nova Maia (UFRJ)

Benito Bisso Schmidt (UFRGS)

Charles Monteiro (PUC-RS)

Elena Brugioni (UNICAMP)

Heloisa Buarque de Almeida (USP)

Kátia Couto (UFAM)

Keila Knobel

Raquel Rato (FCSH Nova Lisboa)

Mônica Raisa Schpun (EHESS - Paris)

Pedro Guimarães (UNICAMP)

Lilia Schwarcz (USP) (2020-2022)

Daniel Munduruku (INSTITUTO UK’A) (2020-2022)

Diego Kern Lopes (UFES) (2020-2022)

Zélia Amador de Deus (UFPA) (2020-2022)

Lista de Publicações

MACIEL, A. C. M. D.; OLIVEIRA, C. H. S.. Apresentação da revista Resgate: Escrita da história: entre olhares, evidências e reflexões. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, v. 25, n. 1[33], p. 5-6, jan./jun. 2017.

MACIEL, A. C. M. D.; OLIVEIRA, C. H. S. (Orgs.). Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura. Campinas: Unicamp, v. 25, 2017. Dossiê Escrita da História.

MACIEL, A. C. M. D.. Prefácio. BARROSO, V. L. M. B. (Org.). Encontro de memórias. Porto Alegre: ISCMPA, 2018. p. 13.

MACIEL, A. C. M. D.. Prefácio. BARROSO, V. L. M. B. (Org.). História oral: democracia, direitos e diversidade. Porto Alegre: ISCMPA, 2018.

MACIEL, A. C. M. D.. Eliane Lage: a falling star in the skies of the tropics. In: BERGFELDER, T.; SHAW, L.: VIEIRA, J. L. (Eds.). Stars and stardom in brazilian cinema. New York: Berghahn, 2017. p. 128-143.

MACIEL, Ana Carolina de M. D.; FERREIRA, João F. R. Cápsula do tempo presente. In: Comunicação & Memórias, n. 1, vol. 1, mar. 2021.

MACIEL, Ana Carolina M. D.; FERREIRA, João F. R.#MemóriasCovid19: Narrativas de um trauma em tempo real. In: MARINO, Ian K.; NICODEMO, Thiago L. Por uma História da Covid-19: Iniciativas de Memória da Pandemia no Brasil.Vitória: Editora Mifontes, 2022.

MACIEL, Ana Carolina de M. D.; FERREIRA, João F. R. 2022.“Tempo e Trauma”: Considerações sobre a Urgência do Testemunho e as Temporalidades da Pandemia. In: VARGAS, Marilucci; CALDAS, Pedro; CORREIA, Sílvia (org.). Testemunho e escrita da história: Da Grande Guerra à pandemia da Covid-19. Vitória: Editora Milfontes, 2023.

MACIEL, Ana Carolina de M. D.; FERREIRA, João F. R.#Memóriascovid19: Reimagining and Narrating Trauma in The Core of Covid-19 Pandemic. In: FRIDMAN, Orli; GENSBURGER, Sarah (eds.). The Covid-19 Pandemic Memory : Remembrance, Commemoration, and Archiving in Crisis. Palgrave Macmillan Cham, 2023.