Coletar, Identificar, Processar, Difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento em história natural

A pesquisa buscou elucidar como eram entendidos os processos curatoriais nos museus de história natural (MHN), no século XIX, partindo do estudo de expressões amplamente usadas na historiografia, como New Museum Idea. A despeito de seu amplo emprego, a expressão carecia até agora de uma definição precisa que identificasse inequivocamente seu autor, contexto de elaboração e a riqueza de ideias contidas nela. Revisitar o século XIX, período de profundas transformações nos MHN, é fundamental para nossas reflexões sobre as transformações que ocorrem no século XXI, em virtude de novos regramentos sobre o fluxo de material biológico no planeta, novas práticas de pesquisa e de comunicação. Permite ainda, uma maior compreensão sobre as ideias que influenciaram a implantação dos primeiros museus de história natural no Brasil.

O projeto está sediado no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Pesquisador(a) responsável

Profa. Dra. Maria Isabel Landim

Mestrandos

Jéssica Gaeta Ruiz

Lista de Publicações

LANDIM, M.I e RUIZ, J. G. (2023). A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural. Anais do Museu Paulista, V.31, 1-35.

CROCIARI, B. B; LANDIM, M. I. . (2022). A volta dos mortos vivos: apresentando a paleontologia em museus paulistas. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 30, 1-26.

LANDIM, M. I. A Nova Fronteira Museológia: a urgência do presente na história natural. IV. Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia, PPGMus USP. 9/11/2021. Mesa-redonda.

LANDIM, M.I. 2022. Precisamos Falar Sobre Museus História Natural. Colóquios Acadêmicos, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, PPGMus, virtual

LANDIM, M. I. 2022. Precisamos Falar sobre Museus de História Natural. Conferência de abertura do XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, Gramado, RS LANDIM, M. I. 2022

LANDIM, M. I. 2022. Uma Breve História dos Museus de História Natural. Palestra proferida no Curso de Verão de Zoologia. Instituto de Biociências e MZUSP.

LANDIM, M.I. 2022. História dos Museus de História Natural. Programa MZ Brasil. 07/11/2022. Auditório do MZUSP.

RUIZ, J. G. No caminho da Nova Ideia de Museus: a contribuição do naturalista Richard Owen (1804-1892) para a revolução dos museus de história natural no século XIX. Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade do MZUSP. 2020-2023. Orientadora: Maria Isabel Landim. Bolsa CAPES.

LANDIM, M.I e RUIZ, J. G. 2023. A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural. Anais do Museu Paulista, V. 31, 2023.

LANDIM, M.I. 2022. Museus de História Natural. XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, Gramado, RS

Landim, M.I. 2022. Precisamos Falar Sobre Museus História Natural. Colóquios Acadêmicos, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, PPGMus, virtual YouTube.

Landim, M.I. 2022. História dos Museus de História Natural. Programa MZ Brasil. 07/11/2022. Auditório do MZUSP.

Lista de Exposições

Landim, M. I., Elias, F. A. Tour virtual - Biodiversidade: conhecer para preservar. Inaugurado em julho de 2020.

Menezes, N. A., Datovo, A. e Landim, M. I. A Vida Secreta dos Peixes Elétricos. Exposição temporária de setembro de 2023 a setembro de 2024, no MZUSP.