Data: 17 de Agosto de 2018
Local: Auditório do MAC USP
Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301 – 1º andar
04094-050 – São Paulo – SP
O I Workshop Interno do Projeto Temático destina-se ao grupo de pesquisadores principais e associados, conservadores e arquitetos dos museus envolvidos no projeto. Este grupo está ávido por entender qual é o estado da arte das discussões teóricas sobre registros ambientais, protocolos e parâmetros adotados em espaços de conservação de acervos em museus.
A partir desta necessidade, foram convidados especialistas que trarão o que se tem discutido mais recentemente sobre esses tópicos, no Brasil e no exterior. Serão realizadas três palestras, com duração de 40/45 minutos, seguidas de debates
com o público presente.
10h00 – 10h20 – Recepção dos convidados e apresentação do Projeto Temático
10h20 – 11h00 – Palestra Claudia Carvalho
Gerenciamento Ambiental em Climas Quentes e Úmidos: preservação de acervos e sustentabilidade
11h00 – 11h40 – Palestra do Comitê de Climatização do MASP: Cecilia Winter; Erick Santos; Miriam Elwing e Bruno Fedeli
A Experiência do Grupo de Climatização do MASP
12h00 – 14h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – 14h40 – Palestra Andrea Cavicchioli
Caracterização de microambientes de espaços indoors para conservação de bens culturais
14h40 – 16h00 – Debate Final
Andrea Cavicchioli (Lattes)
É professor associado da Universidade de São Paulo, atuando no curso de gestão
ambiental e no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sustentabilidade4 da EACH. É responsável por projetos de pesquisa relacionados com estratégias de conservação do patrimônio natural e cultural, avaliação de risco de impacto sobre bens culturais materiais, poluição no meio urbano (especialmente em ambientes fechados) e rural e seus efeitos na saúde humana e na conservação dos materiais, bem como avaliação das consequências de mudanças climáticas nas questões enumeradas
acima.
Claudia Carvalho (Lattes)
Arquiteta. É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB) e coordena a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para Edifícios Históricos que abrigam Coleções. Docente dos Cursos de Mestrado Profissional em Memória e Acervo (FCRB), Preservação de Acervos de C&T (MAST) e Projeto e Patrimônio (FAU-UFRJ). Atividades Profissionais relacionadas à conservação preventiva,
controle ambiental para preservação de acervos, museus-casas, preservação do
patrimônio edificado. É membro associado do ICOMOS-BRASIL.
Cecilia Winter
É conservadora-restauradora com mestrado pela Universidade Paris 1 Pantheon Sorbonne. Trabalhou na área de conservação preventiva de exposições e coleções desde 2004 e em 2015 assumiu a coordenação do núcleo de Acervo do Museu de Arte de São Paulo.
Bruno Fedeli
Engenheiro formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em gestão de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, trabalha com sistemas de ar condicionado desde 1999.
Erick Santos
É especialista em conservação pela Universidade Complutense de Madrid e Museu Reina Sofia, trabalha desde 2004 no Museu de Arte de São Paulo, onde atua há 5 anos no núcleo de Conservação e Restauração, com ênfase em questões de conservação preventiva.
Miriam Elwing
Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade de São Paulo em 1986, com mestrado pela mesma instituição concluído em 2001. Project Manager Professional acreditada pelo PMI- Project Management Institute desde 2013. Experiência em concepção e desenvolvimento de projetos e execução de obras residenciais, institucionais e de desenho urbano. Gerente de Projetos, Infraestrutura e Arquitetura do MASP desde 2016.