Webinário “Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários”


Este webinário aborda desafios da prática curatorial em museus universitários, de diversas tipologias, com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior. Trata-se de atividade integrante do Projeto Temático FAPESP “Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O ciclo curatorial como produção de conhecimento”, que reúne docentes e pesquisadores do Museu de Arte Contemporânea, Museu Paulista, Museu de Zoologia, do Museu de Arqueologia e Etnologia e do Instituto de Física – todos da USP – e do Instituto de Artes da Unicamp.

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.
Transmissão em português ao vivo pelo Youtube.

20/5/2021 – Link de acesso Dia 1
21/5/2021 – Link de acesso Dia 2

Os participantes receberão declaração mediante preenchimento da lista de presença, cujo link será disponibilizado no chat durante a realização de cada mesa.

Informações: curadoriaemdebate@gmail.com


Programação


20 de maio de 2021 – quinta-feira


14h | Abertura: Ana Magalhães (MAC USP)
14h15-16h | Mesa 1 – Curadoria digital
Esta mesa pretende debater as tecnologias digitais como instrumento de produção de conhecimento em face a acervos de grande escala e em crescente expansão, bem como as estratégias de disponibilização de coleções para o público e estabelecimento de práticas colaborativas de identificação e significação

  • Palestrantes:
    Corrie Saux Moreau (Cornell University) [bio]
    Compartilhando o poder das coleções através da digitalização [resumo]
    Dalton Lopes Martins (UnB) [bio]
    O desafio da memória em tempos de cultura digital: dos objetos digitais às redes semânticas [resumo]
    Bruno Moreschi (FAU USP)[bio]
    A desmaterialização não está exposta – Arte e tecnologia como parte estruturante (ou desestruturante) de práticas curatoriais[resumo]
  • Mediadora: Solange Lima (MP USP)
  • Debatedora: Ana Carolina Maciel (IA COCEN Unicamp)

16h20-18h | Mesa 2 – Interações disciplinares: tecnologias de identificação
No âmbito das universidades, a superação de barreiras disciplinares mostra-se como um desafio para que os museus se tornem laboratórios para a construção de metodologias capazes de qualificar suas coleções. A mesa se propõe a discutir em que medida o desenvolvimento e integração de diferentes tecnologias têm permitido a utilização de ferramentas eficazes na conservação e identificação de acervos museais.

  • Palestrantes:
    Cynthia Schwarz (Yale University)[bio]
    Patrimônio cultural e colaboração: Conservação na Universidade de Yale [resumo]
    Carlos Appoloni (UEL)[bio]
    O Laboratório de Física Nuclear Aplicada e o trabalho com coleções museais [resumo]
  • Mediadora: Ana Magalhães (MAC USP)
  • Debatedora: Márcia Rizzutto (IF USP)


21 de maio de 2021 – sexta-feira


14h-15h50 | Mesa 3 – Saberes compartilháveis, alteridades e políticas curatoriais 
A partir das inflexões propostas pelos estudos decoloniais, esta mesa aborda a prática da curadoria compartilhada, examinando em que medida ela contribui para o reconhecimento, valorização e difusão da diversidade de comunidades humanas, de saberes, visões de mundo e lugares de fala, questionando narrativas oficiais, eurocêntricas e verticalizadas.

  • Palestrantes:
    Marília Cury (MAE USP)[bio]
    Museologia Crítica, Museologia Social e Museologia Compartilha na pauta da descolonização [resumo]
    Gustavo A. Ortiz Serrano (MAC Bogotá)[bio]
    A espiral digital, curadoria durante e pós-pandemia [resumo]
    Maria Dulce Gaspar [bio] e Cilcair Andrade (MN UFRJ) [bio] e Claudia Vitalino (UNEGRO) [bio]
    Ações dialógicas e vivências compartilhadas – o cotidiano da Educação Patrimonial para a legitimação dos espaços de memória [resumo]
  • Mediadora: Maria Isabel Landim (MZ USP)
  • Debatedor: Camilo de Mello Vasconcellos (MAE USP)

16h10-18h | Mesa 4 – Repatriação de acervos e ações de reparação
As reivindicações de propriedade de bens culturais, que foram retirados de seus territórios de origem, intensificaram-se nos últimos anos e impuseram novos desafios e reflexões aos museus contemporâneos. O objetivo desta mesa é discutir a repatriação e restituição de bens culturais, bem como a responsabilidade ética e jurídica dos museus frente a tais demandas.

  • Palestrantes:
    Rodrigo Christofoletti (UFJF) [bio]
    Restituição como reparação histórica: o que vale para um, vale para todos? [resumo]
    Benoît de L’Estoile (École Normale Supérieure, Paris) [bio]
    Restituindo, reivindicando, compartilhando: alguns desafios para museus etnográficos [resumo]
    Antoine Gournay (Sorbonne Université) [bio]
    Obras de arte asiáticas em museus: Tesouros nacionais, mas de quem? [resumo]
  • Mediador: Helouise Costa (MAC USP)
  • Debatedor: Paulo César Garcez Marins (MP USP)

18h-18h15 | Encerramento: Carlos Roberto F. Brandão (MZ USP)

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Informações


Corrie Saux Moreau


Professora dos Departamentos de Entomologia e de Ecologia e Biologia Evolutiva na Cornell University, EUA, e diretora e curadora da Coleção de Insetos da mesma universidade. Dra. Moreau fez graduação e mestrado na San Francisco State University, doutorado em Biologia Evolutiva pela Harvard University e foi pesquisadora na University of California. Foi eleita membro da Entomological Society of America (2020), da AAAS (2018), da National Academy of Sciences USA (2016), da National Geographic Explorer (2014), e nomeada Mulher de Impacto pela National Geographic Society (2018). Além de ter duas espécies nomeadas em sua homenagem: a vespa Glyptapanteles corriemoreauae e o fungo Ophiocordyceps corrie-moreauae. Dra. Moreau desenvolve pesquisas sobre a evolução e diversificação das formigas e suas bactérias simbiontes, utilizando ferramentas moleculares e genômicas para responder perguntas sobre a origem das espécies e a coevolução de mecanismos de benefício mútuo. Ainda, estuda o papel que a biogeografia, as características evolutivas e a simbiose exercem nos processos macroevolutivos para buscar entender de uma forma mais ampla os padrões evolutivos que regem a vida. Além de apaixonada pela ciência, Dra. Moreau é comprometida com ações que promovem a equidade no campo da ciência e com a divulgação da ciência de forma ampla para toda a sociedade. Mais em: https://www.moreaulab.entomology.cornell.edu/

Dr. Moreau is the Martha N. and John C. Moser Professor of Arthropod Biosystematics and Biodiversity at Cornell University in the Departments of Entomology and Ecology and Evolutionary Biology, USA. She is also the Director and Curator of the Cornell University Insect Collection. Dr. Moreau completed her undergraduate and Master’s degrees at San Francisco State University, has PhD in Evolutionary Biology from Harvard University and was a Miller Fellow at the University of California. She was elected a Fellow of the Entomological Society of America in 2020, an AAAS Fellow in 2018, a Kavli Fellow of the National Academy of Sciences USA in 2016, a National Geographic Explorer in 2014, and highlighted as a Woman of Impact by the National Geographic Society in 2018. In addition she has two species named after her. Dr. Moreau’s research on the evolution and diversification of ants and their symbiotic bacteria couples field-based research with molecular and genomic tools to address the origin of species and how co-evolved systems benefit both partners. Also, she pursues questions on the role of biogeography, trait evolution, and symbiosis in shaping macroevolutionary processes to better understand broad-scale evolutionary patterns of life. In addition to her passion for scientific research, Dr. Moreau is also engaged with efforts to promote science communication and increase diversity in the sciences. More info: https://www.moreaulab.entomology.cornell.edu/

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Comunicação: Compartilhando o poder das coleções através da digitalização
Talk title: Unlocking the power of collections through digitization


Coleções de História Natural nos possibilitam responder a questões que não poderiam ser respondidas de outra forma. Através da digitalização, do compartilhamento e do acesso livre e gratuito das informações contidas nos espécimes depositados nessas coleções, nós podemos responder a questões atuais e urgentes, como: o impacto das espécies invasoras sobre as espécies nativas, e a diminuição da biodiversidade e dos serviços ecológicos no cenário das mudanças climáticas. Porém, a digitalização do acervo é uma tarefa intensa que demanda muitas horas. Não apenas as agências de financiamento devem apoiar a curadoria, digitalização e modernização dos acervos, mas todos devemos encontrar maneiras criativas para alavancar os esforços da comunidade científica para promover a ciência e o movimento “open science”. Os acervos das coleções dos museus são bens públicos e fontes de informações de extrema relevância, neste sentido os profissionais que trabalham nesses locais devem promover o acesso amplo e gratuito das peças que compõem o acervo ao mesmo tempo que protegem esses bens que são insubstituíveis e possuem valor inestimável para a ciência.

Natural history collections have the capacity to address questions that cannot be answered in any other way. Through the digitization and freely sharing of information we can address some of the most pressing questions of our time including the impacts of invasive species on native communities to loss of species and ecological services through climate change. But digitization is labor intensive and time consuming. Not only must funding agencies support the curation, digitization, and modernization of museum collections, but we must find creative ways to leverage community science efforts and promote open science. Museum collections are among the most important public resources and museum professionals must work to make these resources openly available while also protecting these invaluable and irreplaceable scientific assets.

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Bruno Moreschi


Bruno Moreschi é pesquisador e artista multidisciplinar. Pós-doutorando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa da Capes, e passagem na University of Arts of Helsinki (Kuva Art Academy), Finlândia (CIMO Fellowship). Suas investigações acadêmicas e artísticas estão relacionadas à desconstrução de sistemas e à decodificação de seus procedimentos e práticas sociais – incluindo aqui (mas não só) experiências no sistema das artes visuais e seus espaços. Atualmente realiza experiências no campo da Inteligência Artificial, em processos de engenharia reversa para a realização de práticas expandidas de crítica institucional e estudos sobre camadas humanas presentes no treinamento e manutenção de infraestruturas digitais contemporâneas. Projetos reconhecidos por bolsas, exposições e instituições como Van Abbemuseum, 33ª Bienal de São Paulo, Prêmio Rumos, Funarte, Capes e Fapesp. Atualmente é pesquisador do projeto Histories of AI: Genealogy of Power (Universidade de Cambridge), pesquisador sênior do Center for Arts, Design and Social Research (CAD+SR) e um dos coordenadores do GAIA/C4AI/Inova USP – grupo de pesquisadores de diferentes áreas que atua na construção de métodos democráticos, artísticos e experimentais no campo de programação, aprendizado de máquina e Inteligências Artificiais. Mais em: https://brunomoreschi.com/

Dr. Bruno Moreschi is a researcher and multidisciplinary artist. Postdoctoral fellow at the Faculty of Architecture and Urbanism at the São Paulo University (USP), he holds a PhD in Arts obtained at the Campinas State University (UNICAMP), and exchange at the University of Arts of Helsinki (Kuva Art Academy), Finland (CIMO Fellowship). His academic and artistic investigations are related to the deconstruction of systems and the decoding of their procedures and social practices – including here (but not only) experiences in the visual arts system and its spaces of legitimation. He currently conducts experiments in the field of Artificial Intelligence, in reverse engineering processes to carry out expanded practices of institutional critique and studies on human layers present in the training and maintenance of contemporary digital infrastructures. Projects recognized by scholarships, exhibitions and institutions such as Van Abbemuseum, 33rd Bienal de São Paulo, Rumos Award, Funarte, Capes and FAPESP. He is currently a researcher on the Histories of AI: Genealogy of Power (Cambridge University), senior researcher at the Center for Arts, Design and Social Research (CAD+SR) and one of the coordinators of GAIA /C4AI/Inova USP, a group of researchers from different fields in the construction of democratic, artistic and experimental methods in the use of programming, machine learning and Artificial Intelligences.

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Comunicação: A desmaterialização não está exposta – Arte e tecnologia como parte estruturante (ou desestruturante) de práticas curatoriais
The dematerialization is not exposed – Art and technology as a structuring (or de-structuring) part of curatorial practice


Desde as vanguardas do início do século XX e, mais intensamente, na arte conceitual a partir da década de 1970, culminando no atual contexto marcado por agenciamentos algorítmicos, a prática artística passa por um processo de desmaterialização ainda em curso (Zanini, 2018): de uma lógica objetual para práticas expandidas como a de infiltrações em sistemas tecnológicos. Diante dessa expansão do campo artístico, como a curadoria pode ser também repensada? A partir de projetos já realizados pelo autor, como a criação de um arquivo digital não tradicional da 33 Bienal de São Paulo, e de conceitos defendidos por pensadores como Waldemar Cordeiro e Álvaro Vieira Pinto, esta apresentação busca evidenciar possibilidades para que a prática curatorial vá além da lógica de “expor” arte e tecnologia, considerando esse subcampo como possível aliado para expansões na curadoria de exposições e seus arquivos produzidos.

Since the vanguards in the early 20th century and more intensely in the conceptual art in the seventies culminating in the current context marked by algorithmics, the artistic practice has been experiencing a process of dematerialization (Zanini, 2018): from objects to expanded practices such as those with infiltrations into technological systems. Given this expansion of the artistic field, how can curatorial practices be rethought? Based on projects already carried out by the author, such as the creation of a non-traditional digital archive of the 33rd Bienal de São Paulo, and based on concepts outlined by thinkers such as Waldemar Cordeiro and Álvaro Vieira Pinto, this presentation intends to highlight possibilities for the curatorial practice to go beyond the logic of “exhibiting” art and technology, considering this subfield as a possible ally for expansions in the curation of exhibitions and their produced archives.

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Dalton Lopes Martins


Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). É também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH) da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela mesma universidade (2004). Doutor em Ciências da Informação pela USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Pesquisa sobre os temas objetos e repositórios digitais, acervos digitais e estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação, dados abertos ligados, ciência de dados e aprendizagem de máquina com ênfase na análise de objetos digitais. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan – software livre para a construção social de repositórios digitais – parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Professor at the Brasília University (UNB) and at the São Carlos University (PPGECH). He holds a bachelor’s degree in Electrical Engineering and a Master’s degree in Computer Engineering, both from Campinas State University (UNICAMP), and a PhD in Information Sciences obtained at the São Paulo University. Dr. Martins’s research on the digital objects, repositories and collections, and the interoperability strategies of information systems, linked open data, data science and machine learning with an emphasis on the analysis of digital objects. He coordinates the Tainacan research project – a free software for the social construction of digital repositories – in partnership with the Instituto Brazilian Institute of Museums (IBRAM), the National Arts Foundation (FUNARTE) and the National Historic and Artistic Heritage Institute (IPHAN).

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Comunicação: O desafio da memória em tempos de cultura digital: dos objetos digitais às redes semânticas
The challenge of memory in times of digital culture: from digital objects to semantic networks


A apresentação discutirá o significado e a potencialidade da transformação de objetos sociais em objetos digitais. Entendendo o digital como a formação de redes em potencial, discutirá as diferentes estratégias e formas práticas com as quais a contemporaneidade tem se apropriado da Internet como eixo central de socialização. Observar a cultura e a produção da memória a partir da maneira como esses objetos digitais são construídos, enredados e socializados torna-se um aspecto singular de atuação em rede e das novas possibilidades de criação culturais. Discute e problematiza esse desafio para as instituições de memória e para a construção de sentido social no século XXI.

This presentation will discuss the meaning and the potentiality of the transformation of social objects into digital objects. Understanding the digital as the formation of potential networks, the presentation will consider the different strategies and practical forms with which the contemporaneity has been appropriating the internet as the central axis of socialization. Observing the culture and the production of memories from the perspective in which these objects are constructed, tangled and socialized, it becomes a singular aspect of network actions and of the new possibilities for cultural creation. Therein lies the challenge for memory centers and for the construction of a social meaning in the 21st century.

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Cynthia Schwarz


Cindy Schwarz é Conservadora de Pintura Associada Sênior da Galeria de Arte da Universidade de Yale, onde trabalha desde 2008. Ela se concentra na conservação da coleção de pintura moderna e contemporânea da galeria, e publicou suas pesquisas sobre as obras de Francis Picabia, Hedda Sterne e Amedeo Modigliani ali depositadas. Ela também possui ampla experiência na conservação de pintura mural estadunidense, e no tratamento estrutural de pinturas em tela. No momento, ela está coeditando uma publicação que sairá em breve pela Getty Publication intitulada Conserving Canvas, a qual trará mais de 70 ensaios apresentados no simpósio de mesmo nome, ocorrido em 2019.

Cindy Schwarz is a Senior Associate Conservator of Paintings at the Yale University Art Gallery, where she has worked since 2008. She focuses her efforts on the conservation of the Gallery’s modern and contemporary paintings collection and has published research on works in the collection by Francis Picabia, and Hedda Sterne, and Amedeo Modigliani. She also has extensive experience in the conservation of American mural paintings and the structural treatment of canvas paintings. She is currently co-editing the forthcoming Getty Publication Conserving Canvas featuring over 70 essays presented at the 2019 symposium of the same name.

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Comunicação: Patrimônio cultural e colaboração: Conservação na Universidade de Yale
Cultural Heritage and Collaboration: Conservation at Yale University


Cynthia Schwarz discorrerá sobre a história e o desenvolvimento da unidade dedicada à conservação de objetos de arte da Universidade de Yale. Fundada em 1832, a Galeria de Arte da Universidade de Yale é a mais antiga galeria de arte universitária dos Estados Unidos, e iniciou seu primeiro programa de conservação em 1915. Atualmente, o Departamento de Conservação da Galeria de Arte é uma das várias unidades de tratamento de conservação e pesquisa da universidade, incluindo o Instituto para a Preservação da Herança Cultural. Entretanto, oportunidades para pesquisa colaborativa se estendem para outras unidades da universidade, dentre as quais as Humanidades e as Ciências. Estudos de caso serão discutidos quanto à análise de trabalhos artísticos, e também quanto ao desenvolvimento de métodos de tratamento inovadores.

Cynthia Schwarz will speak about the history and development of the art conservation facilities at Yale University. Founded in 1832, Yale University Art Gallery is the oldest university art gallery in the United States and began its first conservation program in 1915. Today, the Art Gallery’s conservation department is one of several conservation treatment and research facilities at the university, including the Institute for the Preservation of Cultural Heritage. However, opportunities for collaborative research span across the university in both the humanities and the sciences. Case studies will be discussed in both the analysis of works of art and the development of innovative treatment methods.

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Carlos Roberto Appoloni


Bacharel em Física (1973), Mestrado (1976) e Doutorado (1983) em Física Nuclear, todos pela USP, e Pós-Doutorado em Física Nuclear Aplicada pela Università di Roma La Sapienza (1993). Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), leciona e orienta nos cursos de Mestrado e Doutorado em Física da UEL. Criou em 1977 e coordenou o Laboratório de Física Nuclear Aplicada dessa universidade (www.fisica.uel.br/gfna). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Experimentais e Instrumentação para Física Nuclear e Aplicações com Radioisótopos, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão e espalhamento de raios gama, fluorescência de raios X, espectrometria gama, microtomografia com raios X e espectroscopia Raman. Tem experiência administrativa em comissões e chefias em sociedades científicas e universitárias. É Pesquisador do CNPq nível 1B e membro do Comitê Gestor do Projeto INCT-FNA/CNPq – Física Nuclear e Aplicações. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Nucleares CA-EN do CNPq. Realiza várias atividades de divulgação científica desde o final da década de 1970, dentre elas uma Coluna Semanal de C&T no Jornal de Londrina (1998-2006) e uma Coluna Radiofônica Semanal sobre C&T&I na Rádio da UEL (2002-2007). 

Bachelor’s degrees in Physics from USP (1973), MSc and PhD in Nuclear Physics from the same university (1976 and 1983, respectively). Post-doc in Applied Nuclear Physics from Universitá di Roma La Sapienza (1993). Professor at Universidade Estadual de Londrina (UEL), he has been teaching and working as advisor in MSc and PhD Physics courses at UEL. In 1977 he built and became the coordinator of the Applied Nuclear Physics Lab at this university (www.fisica.uel.br/gfna). He is experienced in Physics, with emphasis on experimental methods and instrumentation for nuclear physics and applications with radioisotopes, working mainly in the following subjects: transmission and scattering of gamma rays, X-ray fluorescence, gamma spectrometry, microtomography with X-rays and Raman spectroscopy. He also has administrative experience in commissions and as head of scientific and university societies. He is a level 1B CNPq researcher and a member of the Steering Committee of project INCT-FNA/CNPq – Nuclear Physics and Applications. He was a member of CNPq’s Nuclear Sciences and Engineering Advisory Committee (CA-EN). Besides hundreds of science outreach lectures since the late 1970’s, he worked on many continued science outreach activities. Among them, a weekly column in Jornal de Londrina (1998-2006) and a weekly radio column on radio UEL (2002-2007).

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Comunicação: O LFNA/UEL e o trabalho com coleções museais
LFNA/UEL and its work with museum collections


A interação do Laboratório de Física Nuclear Aplicada da UEL com museus brasileiros e a construção de uma linguagem integrada de trabalho com seus diversos profissionais começou em 1997 com o MUPA, 2003 com o MAE USP, em 2006 com MHN/RJ, em 2008 com o MASP e com Grupo de Pintura do Museu do Louvre em 2009, aos quais se seguiram outros museus. Neste percurso temos permanentemente avançado no entendimento e uso de metodologias não destrutivas portáteis (e outras) na análise de questões da caracterização, documentação e conservação de acervos museais.

The interaction of UEL’s Applied Nuclear Physics Lab with Brazilian museums and the construction of an integrated working language with their various professionals has started with MUPA in 1997, with MAE USP in 2003, with MHN/RJ in 2006, with MASP in 2008, and with Grupo de Pintura do Museu do Louvre in 2009. Following these, partnerships with several other museums have been established. In this trajectory we have permanently progressed in the understanding and use of portable non-destructible methodologies (as well as other methodologies) in the analysis of topics related to characterization, documentation, and conservation of museum collections.

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Gustavo Adolfo Ortiz Serrano


Artista plástico formado pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre em museologia pela Universidade de Valladolid (Espanha), atual diretor do Museu de Arte Contemporânea de Bogotá.

Visual artist with a Bachelor’s degree obtained at the National University of Colombia, Master’s degree in Museology obtained at the University of Valladolid (Spain), and current director of the Museum of Contemporary Art in Bogotá.

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Comunicação: A espiral digital, curadoria durante e pós-pandemia
The digital spiral, curatorship in and post pandemic


Como a estratégia digital implementada há mais de uma década no Museu de Arte Contemporânea de Bogotá, permitiu enfrentar os desafios da pandemia abrindo novas possibilidades para projetos curatoriais pioneiros na Ibero-América e posicionando o museu dentre aqueles com maior audiência online.

How the digital strategy implemented for more than a decade in the Museum of Contemporary Art in Bogotá, allowed to face the challenges of the pandemic and opened new possibilities for pioneering curatorial projects in Ibero-America, and also allowed to position itself as one of the museums with the largest audience online.

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Marília Cury


Professora Associada no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Coordenadora do InterMuseologias – Laboratório Interfaces entre Museologias – Comunicação, Mediação, Públicos e Recepção.

Associate Professor at the Museum of Archeology and Ethnology of the São Paulo University (USP) Coordinator of InterMuseologies – Laboratory Interfaces between Museologies – Communication, Mediation, Audiences and Reception.

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Comunicação: Museologia Crítica, Museologia Social e Museologia Compartilhada na pauta da descolonização
Critical Museology, Social Museology and Shared Museology on the agenda of the decolonization


A pauta descolonial implica em práticas, pensamentos e na inserção de agências culturais antes à margem do museu e da museologia. Nesse sentido, discutiremos as interfaces entre museologias – a crítica que revela as vozes presentes e ausentes no museu; a social que debate a participação de diferentes grupos culturais e identitários e segmentações sociais; a compartilhada como ação negociada nos espaços museais. Para a discussão, será apresentado o projeto de curadoria Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena.

Decolonial agenda implies practices, thoughts and the insertion of cultural agencies that were previously on the margins of the museum and museology. In this sense, we will discuss the interfaces amongst museology – the critic interface, that reveals the voices present and absent at the museum; the social interface, that debates the participation of different cultural and identity groups and social segments; the shared interface, as an action negotiated at the museums between the institution and the actors of the exhibition. For the discussion, it will be presented the curatorial project Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena.

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Maria Dulce Gaspar


Cientista Social formada pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Antropologia Social pela UFRJ (1984) e doutorado em Arqueologia pela USP (1991). Atualmente é Professora Colaboradora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ. Tem experiências nas áreas de Arqueologia pré e pós-colonial, com destaque para as pesquisas em sambaquis do Rio de Janeiro e Santa Catarina, assim como em projetos de Arqueologia Urbana. 

Social scientist with a Bachelor’s degree obtained at the Fluminense Federal University (UFF) (1976), a Master’s degree in Social Anthropology obtained at the Rio de Janeiro Federal University (UFRJ) (1984) and a PhD in Archeology at the São Paulo University (USP) (1991). She is currently a Volunteer Collaborating Professor at the Post-Graduation Program in Archeology at the National Museum/UFRJ. She has experience in pre- and postcolonial archeology, with emphasis on sambaquis from Rio de Janeiro and Santa Catarina, as well as in urban archeology projects.

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Cilcair Andrade


Arqueóloga formada pela Universidade Estácio de Sá (1990), com especialização em Paleopatologias e Paleoepidemiologias na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (1991), e Historiadora formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Duque de Caxias (2003), com mestrado (2009) e doutorado (2019) em Arqueologia pelo  Museu Nacional/UFRJ. Tem experiências de trabalho voltadas à elaboração e realização de projetos de arqueologia e de educação patrimonial, assim como de levantamentos históricos, de bens tombados, valorados e registrados e à patrimonialização de bens, expressões e práticas culturais. 

Archaeologist with a Bachelor’s degree obtained at the Estácio de Sá University (1990), with specialization in Paleopathologies and Paleoepidemiologies at the National College of Public Health Sérgio Arouca (1991). Bachelor’s degree in History obtained at the Duque de Caxias College of Philosophy, Sciences and Languague (2003). Master’s degree (2009) and PhD (2019) in Archeology at the National Museum/UFRJ. She has experience on Archeology and Heritage Education projects, as well as historical inventories, listed cultural assets and patrimonialization of goods, expressions and cultural practices.

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Cláudia Vitalino


Historiadora formada pela Universidade Estácio de Sá (2018), Presidente Estadual e Secretária em âmbito federal da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO/RJ). É ativista do Movimento Negro e de Mulheres Negras. Atualmente trabalha no acompanhamento técnico das ruínas da fazenda Engenho Novo. 

Historian with a Bachelor’s degree obtained at the Estácio de Sá University, State President and Federal Secretary of the Black Women and Black Men Union for Equality (UNEGRO/RJ). She is an activist of the Black Movement and Black Women Movement. Currently working on the technical monitoring of the ruins of the Engenho Novo farm.

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Comunicação: Ações dialógicas e vivências compartilhadas – o cotidiano da Educação Patrimonial para a legitimação dos espaços de memória
Dialogic actions and shared experiences – daily Patrimonial Education for the legitimization of memory spaces


A pesquisa arqueológica realizada na região do Cemitério do Largo de Santa Rita, no centro do Rio de Janeiro,  além de suscitar intensas discussões entre as instituições de gerenciamento da cidade e a comunidade sensível, que reconheceu o espaço como patrimônio que representa sua ancestralidade, demandou informações sobre as práticas de campo e destino dos materiais recuperados, especialmente esqueletos humanos.

The archaeological research carried out in the cemetery of Largo de Santa Rita, in Rio de Janeiro downtown, aside from provoking intense discussions between the city’s management institutions and the community involved that recognized the cemetery as a heritage which represents its ancestry, demanded the necessity of inform openly and clearly about the field practices and the destination of recovered materials, especially human skeletons.

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Rodrigo Christofoletti


Atua na interface entre a História e as Relações Internacionais com foco no patrimônio cultural. É líder do grupo de pesquisa Cnpq – Patrimônio e Relações Internacionais. Pesquisador do LAPA – Laboratório de Patrimônio da UFJF e colaborador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Atualmente é professor de Patrimônio Cultural no curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e leciona no Programa de Pós Graduação da mesma universidade. Possui experiência na área de História política e bens culturais com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio e soft power; bens culturais; tráfico ilícito de bens culturais e colecionáveis criminogênicos; patrimônios da humanidade.

Rodrigo Christofoletti research field is History and International Relations focuses
on cultural heritage. He is Professor at the University of Juiz de Fora (UFJF), leader of
the research group CNPq “Heritage and International Relations”, researcher of LAPA
(Heritage Laboratory of UFJF) and collaborator of CITCEM (Transdisciplinary Research
Center &quot;Culture, Space and Memory&quot;) at the Faculty of Arts of the University of Porto (FLUP). He has experience in the research field of political history and cultural goods
with emphasis on Cultural Heritage, focusing mainly on the following themes: heritage
and soft power; cultural goods; illicit trafficking in criminogenic cultural and collectible
goods; world heritage sites.

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Comunicação: Restituição como reparação histórica: o que vale para um, vale para todos?
Restitution as historical reparation: do the same rules apply to everyone? 


Demandas por restituição de bens culturais (adquiridos lícita ou ilicitamente) têm gerado nas últimas décadas agendas de reflexão sobre o tema. A gestão desses acervos é apenas uma das diversas ações que espaços museais têm enfrentado diante dessa novidade temática. Esta fala busca refletir sobre restituições e repatriações de acervos localizados do hemisfério sul, fornecendo um panorama dos desafios que se colocam aos museus latino-americanos (com ênfase nos brasileiros), marcados pela concentração de acervos etnológicos e etnográficos, pouca tradição na dinâmica de devoluções e muita resistência às novas requisições, que crescem a cada ano. Por outro lado, parte desses museus integram um coletivo que vem se avolumando como solicitantes de devolução de acervos. Para abarcar introdutoriamente esta temática serão apresentados casos que mobilizaram museus latino-americanos a responder à demanda crescente de visibilidades, antes pouco presentes na agenda internacional. Tomaremos assim, os casos de alguns museus brasileiros, mexicanos e peruanos, tripé que concentra parte significativa, dos casos de solicitação de restituição, repatriação e devolução de bens culturais no hemisfério sul.

Demands for restitution of cultural goods ( lawfully or illegally acquired) have generated agendas for reflection on the subject in recent decades. The management of these collections is just one of the several actions that museum spaces have confronted in the face of this thematic novelty. This talk aims to reflect on restitution and reparation of collections located in the southern hemisphere, providing an overview of the main challenges faced by the Latin American museums (with emphasis on Brazilians), marked by the concentration of ethnological and ethnographic collections, limited tradition in the dynamics of returns and by the resistance to the increasing new requisitions. On the other hand, some of these museums are part of a collective that has been growing as applicants for the return of collections. To introduce this thematic, this talk will present cases that mobilized Latin American museums to respond to the growing demand for visibilities, an uncommon subject present in the international agenda, focusing on some Brazilian, Mexican and Peruvian museums, the tripod that concentrates a significant part of the cases of request for restitution, repatriation, and return of cultural goods in the southern hemisphere.

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Antoine Gournay


 Antoine Gournay é professor de arte e arqueologia do Extremo-Oriente na Universidade de Sorbonne, Paris, e foi curador no Musée Cernuschi – Museu de Artes Asiáticas da cidade  e Paris. Seus trabalhos de pesquisa centram-se principalmente na história da arquitetura e dos jardins do Leste Asiático. Áreas de interesse relacionadas incluem pintura de paisagem na China, na produção e uso de cerâmicas e mobiliário, na arqueologia dos cultos religiosos do Leste Asiático, bem como estudos sobre museus e patrimônios. 

Antoine Gournay is Professor in Far Eastern Art and Archaeology at Sorbonne Université, Paris, and a former Curator at the Musée Cernuschi – the City of Paris Museum of Asian Art. His research field focuses on the history of East Asian architecture and gardens. Related fields of interest include landscape painting in China, the production and use of ceramics and furniture, the archaeology of religious cults in East Asia, as well as museum and heritage studies.

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Comunicação: Obras de arte asiáticas em museus: Tesouros nacionais, mas de quem?
East Asian artworks in Museums: whose National Treasures? 


Antoine Gournay discutirá o posicionamento dos museus franceses em relação ao debate sobre a devolução de certas obras que se encontram atualmente em coleções públicas, originárias de diferentes países da Ásia, notadamente da China, da Coreia e do Japão. Ele tratará particularmente da problemática relacionada às várias definições de “tesouro nacional” em cada um desses países e das questões que isso suscita em termos de propriedade e circulação das obras.

Antoine Gournay will discuss the positioning of French museums in relation to the debates on the return of certain works currently in public collections, originally from different countries in Asia, in particular China, Korea, and Japan. He will also deal with the problem of the various definitions of &quot;national treasures&quot; in each of those countries and the questions it raises in terms of the ownership and circulation of works.

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Benoît de L’Estoile


Benoît de L’Estoile é antropólogo, diretor de pesquisa no CNRS (Centre Maurice Halbwachs, CMH), professor da Escola Normal Superior (Paris), e foi professor convidado no Museu Nacional (PPGAS, UFRJ) com uma bolsa do CNPq. Ele trabalhou em uma abordagem comparativa sobre os saberes coloniais e do Estado, sobre os museus de autores e sobre heranças coloniais. Ele realizou enquetes de antropologia política no Brasil, onde publicou notadamente diversos artigos e foi co-organizador de duas obras: Ocupações de terra e transformações sociais, (com Lygia Sigaud), 2006 e Antropologia em impérios e estados nacionais (org. 2003). Em 2007, publicou Le goût des Autres. De l’exposition coloniale aux arts premiers.

Benoît de L&#39;Estoile is an anthropologist, research director at CNRS (Center Maurice
Halbwachs, CMH), professor at the Escola Normal Superior (Paris), and was a guest
professor at the National Museum (PPGAS, UFRJ) with a CNPq grant. His researches
focus on a comparative approach on colonial and state knowledge, on authors&#39;
museums and on colonial inheritances. He conducted polls of political anthropology in
Brazil, where he published several articles and was co-organizer of two books:
Ocupações de terra e transformações sociais, (with Lygia Sigaud), 2006 and
Antropologia em impérios e estados nacionais (org. 2003). In 2007, he published Le
goût des Autres. De l’exposition coloniale aux arts premiers.

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Comunicação: Restituindo, reivindicando, compartilhando: alguns desafios para museus etnográficos
Returning, claiming, sharing: some challenges to ethnographic museums


O relatório Savoy-Sarr de 2019, que recomenda um vasto processo de “repatriação do patrimônio cultural africano”, atualmente nas coleções dos museus públicos franceses, originou importantes debates na França e em toda a Europa. A noção de restituição fica atrelada às concepções jurídicas herdadas do direito romano. Porém, propostas alternativas podem também ser exploradas.

Talk summary: The 2019 Savoy-Sarr Report, that recommends a vast process of “African cultural heritage repatriation” currently in the collections of French public museums, originated important debates in France as well as in all Europe. The notion of restitution is hitched up to legal conceptions inherited from Roman law. Although alternative proposals can also be explored.

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Ficha Técnica 


Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Webinário Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários
Projeto Temático Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento
Responsável: Ana Gonçalves Magalhães
20 e 21 de maio de 2021 – das 14h00 às 18h00

Organização
Helouise Costa [MAC USP]
Paulo César Garcez Marins [MP USP]
Helena Carolina Onody [MZ USP]
Michelli Cristine Scapol Monteiro [MP USP]
Mônica Antunes Ulysséa [MZ USP]
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco [MAC USP]

Tradução Simultânea
Laura Arruda Mortara – Sincronia

Equipe de Apoio MAC USP
Elaine Maziero [Projeto Gráfico]
Marilda Giafarov; Marta Cilento; Thiago Santos [Tecnologia de Informação]
Sergio Wagner de Miranda e Beatriz Berto [Comunicação / Divulgação / Redes Sociais]
Sara Vieira Valbon [Divisão de Pesquisa]

Iniciativa
Projeto Temático Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo [MAC USP]
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo [MAE USP]
Museu Paulista da Universidade de São Paulo [MP USP]
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo [MZ USP]
Instituto de Física da Universidade de São Paulo [IF USP]
Universidade Estadual de Campinas  [Instituto de Artes / COCEN]

Realização
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo 

Apoio
FAPESP – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo 

Parceria
Laura Arruda Mortara – Sincronia