Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) é um museu público universitário de pesquisa e ensino, com um acervo de importância internacional da arte dos séculos XX e XXI. Das 1.691 obras recebidas do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), o MAC USP atingiu recentemente a marca de 10.000 obras em seu acervo. Em 2012, instalou-se em uma nova sede, o chamado Palácio da Agricultura, prédio projetado por Oscar Niemeyer e equipe no Parque Ibirapuera, para a celebração do IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954. Assim, seu acervo artístico tem um espaço à sua altura para sua exibição e apreciação do público. Em 2019, o MAC USP recebeu mais de 350.000 visitantes.
Sua missão é promover o estudo e disseminação de seu acervo, bem como sua conservação, salvaguarda, restauração, expansão e seu reconhecimento como patrimônio artístico brasileiro e internacional. Além disso, o Museu tem por objetivo desenvolver a docência, a pesquisa e atividades de cultura e extensão nas áreas de Museologia, História, Teoria e Crítica da Arte, e Educação e Arte em Museus, fomentando intercâmbios acadêmicos e culturais com instituições afins no brasil e no exterior. O MAC USP tem ainda a missão de promover as práticas artísticas contemporâneas.
Suas atividades curatoriais se desenvolvem a partir da reflexão crítica baseada na pesquisa interdisciplinar em história, teoria e crítica da arte moderna e contemporânea, definidora de sua política de aquisição. Seus curadores são, ao mesmo tempo, professores e pesquisadores da Universidade, diretamente ligados ao Museu. Portanto, ao contrário de museus universitários nos Estados Unidos, por exemplo, o MAC USP tem um quadro docente próprio. Desde 2000, o MAC USP é a principal unidade da USP ligada ao Programa Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA – http://www.pgeha2.webhostusp.sti.usp.br/index.php/en/ ). O programa provê certificados de Mestrado acadêmico e Doutorado para estudantes interessados nas suas linhas de pesquisa, contando atualmente com uma média de cem alunos por ano, sob orientação de seus docentes e em suas disciplinas. O Museu é uma das unidades fundadoras Programa Interunidades em Museologia (PPGMUs, criado em 2012 -https://sites.usp.br/ppgmus/ ), que oferece o Mestrado acadêmico e conta com a participação dos quatro museus estatutários da Universidade de São Paulo, permitindo a seus alunos uma formação interdisciplinar.
Saiba mais: http://www.mac.usp.br


